Procura-se

Aqueles, que assim como eu, têm a honra de ser habitantes da “capital ecológica” paranaense vão saber do que estou falando.

Basta andar pelo centro de Curitiba e o indivíduo se depara com um infindável número de anúncios nos postes, nas paredes dos prédios, nas estátuas: vende-se móveis usados, vende-se carros, vende-se imóveis, vende-se computadores e violões, procura-se animal perdido, procura-se pessoa perdida, aluga-se quartos, quitinetes, divide-se apartamento, contrata-se, procura-se emprego, vende-se o corpo…

Apesar de que no caso do corpo, não se trata exatamente de uma venda, mas, antes, de um empréstimo, por um espaço de tempo determinado e um preço pré-definido. Como afirma, sabiamente, a personagem principal de Dr. House (sim, aquele seriado da TV americana), “é tudo sobre sexo, sobre dinheiro, ou sobre sexo por dinheiro”. Nada a acrescentar.

Dias desses, eu passava pela Praça Tiradentes no centro da nossa ensolarada/nublada/chuvosa/quente/fria cidade, quando me despertou a atenção, um destes anúncios aos quais me referia:

“Procura-se senhor para dividir apartamento, que não use drogas, pode ser aposentado”.

Que não use drogas?, penso eu. Gozado.

Porque isso de ser drogado é coisa dessa juventude que ainda não aprendeu que a vida pode ser linda se vivida com responsabilidade.

Os senhores são, no máximo, alcoólatras. Ou fumam, e quando digo “fumam”, me refiro ao bom e velho tabaco, que também faz muito mal, mas compra-se na banquinha de revistas.

Drogas legais, sim senhor. E há quem sustente que as pessoas eram bem mais felizes quando não contavam calorias, comiam a gordura do bacon no café-da-manhã e a pele do frango no almoço. E fumavam. O fato é que o politicamente correto venceu: há que ser saudável, portanto.

Refletindo a respeito do anúncio, me dei conta que os jovens que cantavam “era um garoto que como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones”, hoje não são tão garotos assim e que eles é que chegaram à conclusão  que a vida fica bem mais divertida se tiver sexo, drogas e rock and roll.

O anúncio procurava alguém para dividir apartamento. Eu procurava sentido para continuar vivendo em um mundo em que os senhores usam drogas e que a juventude nem sabe o porquê de não usar.

Procura-se…

Por Vanda Moraes

Deja un comentario